Ginseng de jilin por milhares de anos os chineses têm considerado ginseng como o rei das ervas”. ginseng é um tônico muito nutritivo para todo o corpo, tanto para a área física quanto mental, o ginseng de jilin é considerado o melhor de todos os ginsengs.
GINSENG de JILIN Por milhares de anos os chineses têm considerado Ginseng como o “rei das ervas”. Ginseng é um tônico muito nutritivo para todo o corpo, tanto para a área física quanto mental. O GINSENG DE JILIN é considerado o melhor de todos os ginsengs.
GINSENG provavelmente é a erva medicinal mais conhecida. Tem sido utilizada no
oriente por milhares de pessoas por mais de 5000 anos. O nome científico Panax na verdade significa panacéia, dito assim pela Medicina Tradicional Chinesa por suas muitas utilizações. De acordo com uma revisão feita por 4 renomados farmacologistas japoneses, ginseng não é considerado nem panacéia nem mesmo um tônico (6). Ao contrário, é dito e recomendado para “restabelecer e recuperar o equilíbrio homeostático”, ajudando a manutenção estável da pressão sangüínea, açúcar sangüíneo, energia, etc. Esta reputação do ginseng de uma melhora generalizada e proteção da saúde é a fonte de todo respeito e reverência e suspeições e desconfianças pelos médicos ocidentais, que há muito têm sido céticos quanto às suas reivindicações, muitas vezes excessivas, mas agora, após várias pesquisas científicas, os cientistas têm se convencido de suas qualidades.
O grande pesquisador soviético I. I. Brekhman, médico e chefe do Departamento de
Fisiologia e Farmacologia da Academia de Ciências da Rússia definiu o termo “adaptogênico”, de ervas que auxiliam a manutenção homeostática e têm um efeito anti-stress, acentuando o efeito de resistência ao stress. Sua pesquisa foi a primeira a provar — em 1969 — que o ginseng aumenta a “performance” física (atlética) e mental; foi o pioneiro no teste da natação, no qual o ginseng aumentou a resistência de animais de laboratório em água fria. Estudos posteriores confirmaram efeitos importantes do ginseng com seus componentes chamados saponinas.
Ginseng diminui o colesterol total e especialmente o de baixa densidade (LDL), o qual
acentua o risco de doenças do coração, aumentando o HDL (7) que é o “bom” colesterol que exerce efeito protetor. Cientistas da Escola Médica de Suzhou, China, provaram que a saponina do ginseng (P. Notoginseng) reduziu a aterosclerose em coelhos (8). Farmacologistas chineses encontraram também efeitos protetores deste ginseng em lesões do coração, provenientes de baixa oxigenação, condição esta que induz um ataque cardíaco (9). Foi demonstrado também efeito de atividade “insulino-semelhante”, reduzindo o açúcar sanguíneo por estimulação do armazenamento hepático (10). Além dos efeitos positivos no coração, ginseng tem efeito protetor do fígado (11), estimula o sistema imunitário (12) (13), e ação preventiva de lesões devidas a radiação nas fibras nervosas(14). Como antioxidante, inibe ação dos radicais livres, sendo por isto considerado de grande ação anti-envelhecimento (15) (16).
Estudos sobre propriedades “anti-tumorais” do ginseng têm aumentado, e uma recente
descoberta dos cientistas na Universidade Médica de Kanazana, Japão, provocaram uma remissão de cultura de células tumorais do fígado, para células sadias utilizando o ginseng, tal processo foi descrito como “decarcinogênesis” (17).
Ginseng, em pessoas mais velhas têm sido de excelente resultado, o mesmo para
aqueles que passam por stress prolongado, treinamento intensivo, poluição ambiental, excesso de bebidas, ajudando também em problemas de insônia (19) e aumentado a capacidade de resistência (18). ALGUMAS UTILIZAÇÕES DO GINSENG JILIN
A cultura milenar dos chineses e os experimentos científicos modernos sugerem sua utilização como:
ESTIMULANTE: ginseng tem-se mostrado como estimulante seguro e eficaz com muitas outras vantagens sobre as anfetaminas e cafeína. Pode ser utilizado para cansaço ou exaustão, ou durante períodos de grande stress, viagens prolongadas e trabalhos físicos extenuantes. Excelente para exaustão e sobrecargas no trabalho, insônia ou lassidão e excesso de bebida alcoólica. TÔNICO: os orientais o consideram como revigorante de longa utilização, já que os benefícios sentidos advêm do seu uso contínuo. É recomendado em estados de convalescência de doença e em cansaço crônico. A utilização nestes casos diminui a possibilidade do desenvolvimento de doenças decorrentes da baixa de resistência ao organismo. BENEFÍCIOS INTELECTUAIS-MENTAIS: melhora em muito a capacidade mental dos mais idosos, havendo benefícios psicológicos com seu uso mais prolongado. Pode ser recomendado para estados de depressão e insônia, levantando o estado de espírito com mudança do comportamento positivamente em relação à vida, especialmente nos mais idosos. Melhora a concentração e a memória. ANTI-STRESS: tomado regularmente, o ginseng ajuda a ultrapassar a situação de stress e tensão do dia a dia, ajudando o organismo a resistir às lesões de efeito prolongado do stress, que pode trazer mudanças no sistema circulatório, hipertensão., sistema gástrico (como úlceras gastricas). PRESSÃO ARTERIAL: testes clínicos demonstraram uma pequena e consistente redução dos índices pressóricos. Ginseng pode seguramente ser utilizado por aqueles que possuem desordens cardio-vasculares, mesmo que se utilizem outros medicamentos, sem risco de incompatibilidade. ANTI-DIABÉTICO: há evidências que ginseng provoca um ajuste nos níveis de açúcar do sangue em casos de diabetes. Havendo a melhora pode ser utilizado por longo período, não havendo incompatibilidade com outros tratamentos sendo muito seguro. IMPOTÊNCIA SEXUAL: Muitas vezes é mais psicológico que físico, mas ginseng ajuda em certos casos por devolver ao organismo mais vigor e vitalidade. Não é um afrodisíaco. SAÚDE PARA O IDOSO: A tradição sobre o ginseng diz que quanto mais se faz o uso desta planta mais benefícios a longo prazo podem ser obtidos. É recomendado que a cada ano haja períodos de uso do ginseng. Os efeitos são acumulativos. O uso regular do ginseng não apenas melhora a condição de saúde e vitalidade, como a longevidade. Aos idosos é recomendado a administração diária como proteção de doenças da 3ª idade.
________________________________________________________________________
Adaptado do livro “About Ginseng: The Magical Herb of the East”, de Stephen Fulder, M.A, PhD.
HEALTH HISTORY FORM FOR OFFICE FOR CHILDREN, YOUTH AND ADULTS PARTICIPATING IN NLOM CAMP PROGRAMS DUE 2 WEEKS PRIOR TO CAMP PLEASE PRINT OR TYPE The following information must be filled out by the parent/legal guardian or adult camper or staff member. The intent of this information is to provide camp health care personnel the background to provide appropriate care. We suggest yo
Nuovi orientamenti nel trattamento degli acufeni Introduzione L‟acufene viene definito dall‟American National Standards Institute come “la percezione di un suono in assenza di una stimolazione sonora”. E‟un sintomo comune che colpisce circa il 10-15% della popolazione1. Nel 2% dei casi può costituire un disturbo invalidante. La letteratura scientifica è ricca di trattazioni su